sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Lutzomia sp.

Resultado de imagem para lutzomyia sp
Filo > Artrophoda
Classe >  Insecta
Ordem >Diptera
Familia > Psycodidae
Gênero > Lutzomia sp.


Inseto conhecido popularmente como “mosquito palha” ou “birigui” tem importância como espoliador sanguíneo e transmissor das leishmaníases.
Sua a cor é amarelada, cabeça com antenas longas, asas grandes, revestidas de cerdas. Para diferenciação de machos e fêmeas observa-se que os machos tem mandíbulas rudimentares , não sendo capazes de penetrar na pele dos vertebrados e nem de se alimentar de sangue. Apresentam terminália no final do tórax, que é um apêndice em forma de garra. As fêmeas são hematófogas e os machos fitófogos. Ambos vivem em mata fechada, seus ovos são depositados em solo úmido.
O ciclo biológico da L. longipalpis  se processa no ambiente terrestre e compreende quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva (com quatro estágios), pupa e adulto. Após a cópula as fêmeas colocam seus ovos sobre um substrato úmido no solo e com alto teor de matéria orgânica, para garantir a alimentação das larvas. Os ovos eclodem. As larvas alimentam-se vorazmente e desenvolvem-se em média entre 20 a 30 dias, de acordo com as condições do meio ambiente. Após esse período as larvas de quarto estágio transformam-se em pupas. O período pupal em condições favoráveis tem duração média de uma a duas semanas. No desenvolvimento do ovo ao inseto adulto decorre um período de aproximadamente 30 a 40 dias de acordo com a temperatura. Em áreas urbanas, os animais domésticos são a principal fonte de alimentação das fêmeas no ambiente doméstico. A longevidade das fêmeas é estimada em 20 dias.



https://caminhosdabio.files.wordpress.com/2010/09/flebotomos01.gif?w=604

Nenhum comentário:

Postar um comentário